Uma coisa que temos discutido sempre aqui no blog são soluções para espaços pequenos. A vida nas grandes cidades nos oferece muita coisa, mas nenhuma delas diz respeito a amplos espaços. Com a crescente redução dos imóveis tem sobrado pouco ou quase nenhum espaço para a decoração do seu quintal. Diante disso, designers experientes precisam usar toda a criatividade para transformar quintais apertados e desajeitados em confortáveis extensões da casa.

Mas, se você não tem dinheiro disponível para a contratação desse tipo de serviço, não desanime! Independente do imóvel que você tenha, com algumas dicas espertas você poderá maximizar seu quintal tranformando-o em um maravilhoso destino para seus amigos e familiares desfrutarem de horas de lazer e de descanso. Pensando nisso, trouxemos algumas ideias para você tentar fazer em casa. Então, lápis e papel e mãos à obra!

decoracao-quintal (14)

1.Dividindo em zonas – a primeira providência a se tomar antes de começar a decorar qualquer espaço pequeno é dividi-lo em zonas. No caso do quintal pense nas funções que você deseja incorporar no ambiente: quer um espaço apenas para relaxar? Deseja receber amigos para cozinhar? Prefere uma minipiscina? Tudo isso junto? Resolvida essa etapa, organize os móveis de modo que eles criem e dividam os ambientes nas mais diversas áreas necessárias à execução do seu projeto

 

 

2.Iluminação – outro fator primordial em qualquer tipo de decoração é a iluminação. Pense em uma iluminação inteligente e multifacetada para o seu quintal. Use arandelas, ilumine a churrasqueira para que ela possa ser utilizada durante a noite, espalhe lâmpadas de paisagismo no local das plantas e ilumine o ambiente de forma geral. Você verá como esses truques de luz já vão dar outra cara ao ambiente.

 

 

 

decoracao-quintal (7)

3.Estender o espaço interior até o quintal – uma ideia bastante utilizada pelos designers de interiores é estender algum ambiente interno comprometido pela falta de espaço até o quintal. Sua cozinha é muito pequena? Que tal colocar a sala de jantar do lado de fora? O mesmo pode funcionar para outros ambientes. É só usar a criatividade

4.Complemento do interior da sua casa – estenda o estilo decorativo da sua casa até o quintal. De nada servirá um espaço se ele for completamente desconectado com o tipo de casa que você projetou. Você pode, por exemplo, usar o mesmo tipo de cores e texturas utilizadas na sua sala de estar se o quintal for uma extensão dessa ou até mesmo de sua cozinha.

 

decoracao-quintal (6)

 

5.Jogue com os ângulos – se você tem pouco espaço e o mesmo configura um quadrado perfeito, construa um piso que não siga a mesma lógica da geometria do local. No caso do quadrado perfeito, pavimente numa direção lateral, assim você aproveitará melhor os cantos para a construção dos ambientes desejados.

6.Proporção dos ambientes ­– regra básica: se o seu quintal é pequeno, você jamais poderá ter uma mesa de jantar para dez pessoas, mesmo que esse seja seu sonho de consumo para um espaço de lazer perfeito. Considere móveis pequenos, mas que possuam extensão e compartimentos secretos. Esses truques ajudam bastante.

 

decoracao-quintal (15)

 

7.Piso que unifica – se a ideia é construir um quintal multifuncional com áreas separadas para cada função, use o mesmo tipo de piso para os dois ambientes. Assim você economiza, faz o espaço parecer maior e ainda integra os ambientes.

 

decoracao-quintal (16)

 

 

8.Evite bagunça – quanto mais elementos um espaço pequeno possui, mas apertado ele vai ficar. Evite móveis volumosos e plantações muito extensas no seu quintal.

 

decoracao-quintal (5)

 

9.Diminua ainda mais o seu quintal – parece contraditório, mas quanto menor o espaço mais íntimo ele vai parecer. Se você deseja passar uma sensação de aconchego e intimidade aos seus convidados, use recursos que tornarão seu quintal ainda menor. Esse tipo de truque funciona bem se você utiliza plantas como a pérgula que vai do chão às paredes trazendo uma aproximação ainda maior entre as pessoas e o ambiente.

 

 

 

 

 

 

decoracao-quintal (13)10.Considere a visão que você terá do ambiente ao seu redor – sente no seu quintal e olhe ao redor. Algo que você vê lhe desagrada? Muitos fios? Janelas de vizinhos nada discretos? Use a decoração para bloquear visões que você considera desagradáveis. Treliças funcionam muito bem nesse sentido.

 

decoracao-quintal (1)

 

11.Inclua contrastes – nada de pensar em um ambiente totalmente padronizado com o mesmo tipo de móveis, pinturas e texturas. Ouse, misture formas, tipos de plantas diferentes, texturas e tintas. O contraste é sempre a melhor saída para a decoração não ficar démodé.

 

decoracao-quintal (10)

 

12.Mantenha a manutenção – uma das vantagens dos espaços pequenos é que eles são fáceis de limpar. Mantenha o seu quintal sempre em ordem!

 

13.Aterramento – se o espaço do seu quintal é desnivelado, cheio de altos e baixos, considere uma aterramento para nivelar o ambiente. Por mais que saia caro, vai ser muito mais fácil de decorar. Não há soluções decorativas satisfatórias para um espaço em desnível. Pense nisso!

 

decoracao-quintal (8)

decoracao-quintal (4)

 

14.Imprima personalidade – personalidade não pode faltar aos espaços pequenos. Quando o quintal é pequeno, mas é bem decorado e tem a cara dos proprietários, a impressão que fica é sempre de um ambiente bonito e aconchegante. Seus convidados nem irão notar o tamanho!

 

15.Crie um ponto focal – um truque bom para ambientes pequenos é utilizar um único móvel ou objeto como estrela principal da decoração. Ao chamar atenção para esse ponto focal, as pessoas deixarão de prestar atenção no tamanho do ambiente e curtirão mais o espaço. Pode ser um jarro, uma pequena fonte ou até mesmo uma escultura. Use a criatividade!

 

decoracao-quintal (2)

 

 

16.Contrate um designer – se você tem dinheiro disponível não abra mãe de contratar um profissional competente para projetar o seu quintal. Um especialista lidará melhor com as necessidades e desafios que o ambiente impõe.

 

E ai gostou do nosso artigo ? Comente, compartilhe e de seu voto, sua opinião e muito importante para nós.

16 maneiras de obter mais na decoração do seu quintal
5 (100%) 15 votes

2 Comentários

  1. Gostaria de saber se marrom combina com vermelho?Ocorre que meu sofá e creme (quase branco),as poltronas vermelho escuro com bege queimado tudo em madeira.Entao gostaria de. Clarear sair do vermelho e colocar almofadas marrom e dourado.Será q fica bom?

    • Barbara, pode ser a cor dourado, mais vai ficar meio tom sobre tom, qual cor do móveis ? Você pode dar um toque com almofadas azul tipo a da fot de destaque.

DEIXE UMA RESPOSTA