Alimentos reaproveitáveis são aqueles que colocamos em nossos pratos no dia-a-dia e cujos restos podem ser reaproveitados para o plantio. Trata-se de uma maneira sustentável de evitar o desperdício e de poupar o dinheiro gasto em recompras desnecessárias. Vamos conhecer agora uma sequência de 6 alimentos para replantar:

  • Alecrim

É uma hortaliça extremamente fácil de plantar e de cultivar. Para acrescentá-la ao seu jardim, basta cortar os ramos em um comprimento de cerca de 20 centímetros, lembrando-se de tirar o excesso das folhas que ficam na parte de baixo. Evite deixa a planta em locais onde a luz do Sol bata direto, pelo menos até que a mesma crie raízes.

alecrim

Fonte: https://pixabay.com/pt/ervas-especiaria-planta-alimentos-1140763/

 

  • Couve

Quando adquirir a peça da verdura inteira, atente-se de que o caule contém algumas mudas que você pode retirar e utilizar no processo de plantio. O crescimento da planta ocorre bem em mais de um tipo de ambiente, o que lhe permite cultivá-la em vasos, jardins ou até mesmo em garrafas de plástico que não estejam sendo mais aproveitadas. A maturidade da couve ocorre quando a mesma atinge a altura mínima de 10 centímetros, sendo este o momento ideal para colhê-la e consumi-la.

  • Cenoura

Sabe as folhinhas que vêm junto com esse legume? Pois é, elas podem ser aproveitadas e replantadas, sendo ideais para temperar sopas, saladas e outros pratos. Corte as cabeças das cenouras e, ao invés de joga-las fora, coloque-as em uma vasilha com nível de água que cubra até a metade das peças. Observe como em cerca de 15 dias as folhinhas começam a crescer.

  • Cebolinha

Tão prático quanto o reaproveitamento da cenoura, o plantio da cebolinha requer apenas um pouco de água e uns pequenos cuidados. Pegue a hortaliça e corte fora toda a parte branca do talo e mais um pouco da parte verde também. Cubra a parte branca com água e leve o recipiente ao Sol por poucos dias para colher os resultados. Com certeza é um exemplo perfeito a ser mencionado na lista de alimentos para replantar.

cebolinha

Fonte: https://pixabay.com/pt/cebolinhas-produtos-hort%C3%ADcolas-845032/

  • Alho

Coloque os dentes de alho em uma vasilha de água para aproveitar os brotos que irão nascer entre 13 a 15 dias. Aproveite o resultado para temperar o que quiser, desde batatas até pastas variadas como húmus e guacamole.

  • Erva cidreira

Coloque uns 5 talos na água para que se criem raízes no período de até 2 semanas. Quando isso acontecer, passe-os para um vaso de terra para que continue crescendo na presença moderada de Sol.

6 Alimentos para replantar para sempre e economizar
5 (100%) 4 votes

DEIXE UMA RESPOSTA