Mais de 30 benefícios do óleo de coco virgem

Já ouviu falar que gordura saturada deve ser evitada a todo custo, certo? Então, o que diria ao saber que existem diversos benefícios do óleo de coco, que é rico nesse tipo de gordura?

O que acontece é que o óleo de coco em sua versão virgem ou extra virgem, contém uma gordura saturada diferente daquela a que estamos acostumados a ver como vilã e, portanto, é benéfica quando consumida da forma correta:

 

beneficios-oleo-coco

 

Por que as gorduras saturadas do óleo de coco são consideradas “do bem”?

Diferente de outros tipos de óleo, os ácidos gordos são de cadeia média, que são mais facilmente absorvidos pelo organismo. Entre eles, existem os ácidos cáprico, láurico e caprílico, que apresentam benefícios para a saúde. Cuidado: quando é processado, ele geralmente passa por procedimentos a altas temperaturas, que remove parte dos benefícios do óleo de coco, portanto é importante procurar pelas versões virgem ou extra virgem.

Benefícios dos componentes do óleo de coco

Os triglicerídeos de cadeia média (TCM) presentes nessa gordura explicam a maioria dos benefícios do óleo de coco, e aqui você confere as propriedades de dois desses TCM:

Ácido cáprico: esse ácido é eficaz contra microrganismos, atuando indiretamente na melhoria do trabalho intestinal, uma vez que elimina bactérias indesejáveis;

Ácido láurico: esse triglicerídeo de cadeia média faz com que as células trabalhem de forma mais rápida, aumentando o metabolismo e reduzindo o acúmulo de gordura.

Benefícios do óleo de coco para os cabelos

Cabelos saudáveis: os benefícios do óleo de coco quando aplicados no couro cabeludo envolvem a melhoria da saúde capilar, reduzindo a perda de proteínas, que causa problemas como…

…Queda de cabelo: o óleo nutre e fortalece o couro cabeludo, evitando a temida queda de cabelo. Além disso, atuam na…

…Hidratação capilar: usar o óleo misturado a cremes de hidratação trazem ainda mais maciez e brilho aos cabelos, além de evitar o frizz.

 

cabelos-saudaveis-oleo-de-coco

 

Óleo de coco melhora a aparência da pele

Os benefícios do óleo de coco são válidos para o corpo todo, inclusive para a pele, que é sempre tão exposta a agentes nocivos:

Evita o envelhecimento precoce: possui antioxidantes que combatem os radicais livres que, em excesso, causam rugas, flacidez e envelhecimento precoce;

Prevenção de estrias: o óleo de amêndoas é comumente usado para esse fim, mas você sabia que o óleo de coco é amplamente utilizado, principalmente lá na Ásia?

Tratamento de estrias: as estrias já apareceram? Não tem problema, pois o óleo também ajuda no tratamento, reduzindo significativamente o calibre e quantidade daquelas já existentes;

Hidrata a pele: acabou o creme ou loção hidratante? Substitua e perceba os benefícios do óleo de coco, que não só hidrata como trata acne, eczema, psoríase e outros problemas de pele;

Infecção: algumas dermatites e feridas foram submetidas ao óleo de coco virgem, que se mostrou eficaz no combate à novas infecções por estafilococos, um tipo de bactéria gram-positiva patógena ao ser humano;

 

oleo-de-coco

 

Cicatrização de feridas: além de evitar novas infecções, o uso desse óleo em feridas faz com que essas cicatrizem mais rapidamente, pois a criação de novas redes de colágeno é otimizada.

Outros usos dermatológicos do óleo de coco: alívio da dor de queimadura e de picada de inseto.

A saúde e os benefícios do óleo de coco

Anemia: além de possuir ferro em sua composição, também ajuda na absorção de nutrientes, o que é especialmente importante para quem luta contra a anemia;

Reduz o colesterol LDL: vários estudos indicam que um dos grandes benefícios do óleo de coco virgem para a saúde é que ele reduz os níveis de colesterol “ruim” (LDL) no sangue. Consequentemente, atua melhorando a…

… Saúde cardiovascular: com níveis mais baixos desse tipo de colesterol, diminui também a incidência de ataques cardíacos, causados pelo acúmulo de substâncias nas paredes dos vasos sanguíneos;

Evita doenças cerebrais: ele não só diminui o colesterol LDL, como aumenta o HDL (bom colesterol). Esse colesterol auxilia no combate a doenças cerebrais;

Tireoide: muitas pessoas com hipotireoidismo relatam ter obtido melhora do quadro após começar a consumir o óleo de coco virgem. Se você sofre com o desequilíbrio, converse com seu médico sobre a possibilidade de incluir o óleo em seu cardápio;

Combate microrganismos: um dos benefícios do óleo de coco é possuir propriedades antifúngicas, antivirais e antibacterianas. Assim sendo, ele…

… Fortalece o sistema imunológico: como consequência das propriedades citadas anteriormente, ele dá um suporte ao sistema imunológico, combatendo infecções causadas por vírus, fungos ou bactérias.

Estudos indicam que os benefícios do óleo de coco também se estendem ao tratamento contra HIV, contra candidíase e herpes.

 

Óleo de coco ajuda a alcançar o corpo dos sonhos

 

oleo-de-coco-emagrece

 

Diminui a vontade de carboidratos: por ultrapassarem as membranas celulares mais facilmente, fazem com que a insulina consiga entrar nelas também, de forma a normalizar níveis de glicose e diminuindo a compulsão por carboidratos. Essa função também é especialmente interessante para o tratamento contra diabetes;

Aumenta a saciedade: ele possui hormônios ligados à saciedade, o que significa que consumi-lo no café da manhã resultará em uma menor ingestão calórica ao decorrer do dia. Atenção: você deve reduzir o consumo de outras fontes de gordura saturada, como carnes vermelhas e frituras;

Acelera o metabolismo: por possuir ácidos graxos de cadeia média, que são utilizados como fonte de energia e são mais dificilmente convertidos em gordura, o consumo desse óleo eleva a taxa metabólica, e consequentemente…

… Emagrece: sim! Gordura que ajuda a emagrecer. Parece sonho, mas não é. Ingerir uma colher de óleo de coco por dia pode ajudar a emagrecer, mas não extrapole ou o efeito será o contrário;

Ajuda a perder gordura abdominal: todos sabem que a famosa pochete é, quase sempre, a parte mais difícil do corpo a ficar do jeitinho que queremos, certo? Pois o consumo de óleo de coco se mostrou muito benéfico no sentido de ajudar a eliminar os pneuzinhos. Não custa tentar, né?

Aumenta o volume de massa magra: as gorduras são especialmente importantes por quem treina musculação, pois esses precisam de energia extra que, quando proveniente de carboidratos, aumenta a taxa de glicose no sangue e o acúmulo de gordura. Quando a gordura é utilizada como fonte de energia, ocorre aumento da massa muscular sem aumentar o tecido adiposo.

A relação do sistema digestório com o óleo de coco

Como esse óleo combate bactérias, inclusive as existentes no sistema digestório, se mostrou especialmente eficaz nos seguintes casos:

Evita prisão de ventre: as gorduras em geral possuem um papel importante ao se misturar com o bolo fecal, tornando mais fácil sua evacuação. Atenção: ingerir em excesso pode causar diarreia;

 

oleo-de-coco-saude

 

Síndrome do intestino irritável: por possuir efeito calmante sobre a inflamação intestinal, é uma boa opção para quem sofre com SII.

Cuidado com o óleo de coco (parcialmente) hidrogenado, pois ele pode surtir efeitos contrários ao que se espera. A versão que deve ser utilizada é a extra virgem ou virgem, podendo se apresentar em forma de cápsulas ou óleo propriamente dito.

E então, você sabia de todos esses benefícios do óleo de coco? Já toma/usa e notou melhorias em sua saúde, corpo, pele ou cabelos? Resolveu começar a consumir nesse exato momento? Não deixe de contar pra gente:

PALAVRA-CHAVE: benefícios do óleo de coco

META DESCRIÇÃO: você sabia que existem mais de 30 benefícios do óleo de coco? Não? Vem ler e descobrir por que você deveria começar a ingeri-lo nesse exato momento!

 

E ai gostou do nosso artigo ? Comente, compartilhe e de seu voto, sua opinião e muito importante para nós.

Mais de 30 benefícios do óleo de coco virgem
5 (100%) 7 votes

DEIXE UMA RESPOSTA