A reta final da gravidez é bastante desconfortável para a mamãe. Ficamos pesadas, com dificuldade de locomoção, dificuldade para dormir, dores nas costas… São tantas coisas que bom mesmo é planejar toda a logística da maternidade ainda no oitavo mês. Deixar tudo pronto é fundamental para a tranqüilidade da família.

Mas, aí surge a dúvida: o que levar para a maternidade? Pensando em facilitar a vida das mamães nesse momento tão especial, trouxemos uma lista de itens indispensáveis para levar na maleta do bebê e também da mamãe.

A lista serve para quem está se planejando no tempo certo e também para quem deixou tudo para a última hora. Não planejou antes? Ficou sem tempo?

A hora de ir para a maternidade está chegando? Relaxe. Respire. É só fazer o checklist das opções que nós trouxemos e ficar tranqüila para conhecer o rostinho do seu bebê e curtir esse momento mágico.

Selecionamos uma quantidade de itens padrão. Dependendo do tipo de parto você pode diminuir ou aumentar a quantidade de cada peça selecionada. Isso porque no parto natural mamãe e bebê passam menos tempo na maternidade já em caso de cesariana o tempo é de dois a três dias.

O tipo de mala vai variar também de acordo com a época do ano ou região do país que a criança nascer. Acrescente mais itens de lã, gorros e roupas de frio no caso do bebê nascer no inverno ou em regiões gélidas.

Antes de montar a malinha, lave todos os itens à mão com sabão neutro ou sabão de coco, passe no ferro e só depois guarde. A maioria dos hospitais não aceita a entrada de fraldas descartáveis. Essas são fornecidas pela própria instituição.

O mesmo acontece com os absorventes descartáveis. É importante lembrar que é comum sangramentos após o parto, logo, esse item é indispensável. Ligue para a maternidade e peça informações sobre itens permitidos ou não.

 

enxoval-de-bebe

 

Em relação às roupas, uma estratégia de organização é dispor os itens de troca por dia em pacotes separados. Assim, a cada dia, você terá tudo ao alcance das mãos sem se preocupar com o que vestir nem como combinar as peças de roupa. Pense também no seu companheiro.

Quanto tempo ele ficará na maternidade? Quais os itens necessários para a sobrevivência dele no período? Vale fazer uma malinha à parte só para os objetos dele. Outra coisa importante: o registro de todos os momentos.

Combine com algum parente próximo de ficar responsável pelo registro em foto e vídeo e a postagem das imagens nas redes sociais. Todos vão querer conhecer o rostinho do novo membro da família da forma mais rápida possível! Organizando dessa forma, papai e mamãe ficam tranqüilos para curtir o grande dia.

O que levar para a maternidade – mamãe

3 Camisolas ou pijamas em modelos que facilitem a amamentação. Geralmente são aqueles com abertura frontal.

Calcinhas confortáveis e em tamanhos generosos

amor

Carteirinha do plano de saúde

Cartão de pré-natal

1 par de Chinelos

Documentos pessoais

1 par de Meias

Sutiãs com abertura frontal para amamentação

Absorventes descartáveis para seios

Produtos de higiene (xampu, condicionador, creme dental, escova de dente, sabonete, etc.). Se fizer questão, leve um batom hipoalergênico. Outros itens de maquiagem podem causar algum tipo de alergia ao bebê e não são recomendados.

Loção Corporal ou óleo de massagem

1 Saída de maternidade

1 Xale ou Manta

Lembrancinhas

1 Enfeite para porta do quarto

Plano de Parto (se tiver)

 

O que levar para a maternidade – bebê

 

6 macacões tamanho RN

6 corpos

6 calças tipo mijão (com pés)

1 manta de algodão

2 xales de linha ou lã

2 casaquinhos de lã

Fraldas de tecido

6 paninhos de boca

6 pares de meia

Luvas

Saída de Maternidade

 

E então? Gostaram das dicas?

 

O que levar para a maternidade? Lista Indispensável
5 (100%) 12 votes

DEIXE UMA RESPOSTA