Como perder peso e conquistar o corpo ideal sem gastar um centavo

Os aparelhos das academias ao ar livre são gratuitos e estão à disposição de quem quer entrar em forma ainda nesse verão

No verão, todo mundo quer estar com o corpo esculpido e tonificado. No entanto, a estação coincide com o período de festas e férias, que implica em gastos. Por sorte, as academias ao ar livre estão aí para que você não precise gastar um centavo entrar em forma.
Nas academias, você pode ter acesso a uma série de equipamentos ideais para trabalhar todo o corpo, de graça e em ambientes agradáveis. De quebra, os exercícios ainda fazem bem para a sua saúde física, mental e emocional.

Esse tipo de academia invadiu diversas cidades em todo o país, e são encontradas até mesmo no litoral e no interior. Isso quer dizer que você pode se exercitar também quando estiver viajando e aproveitando o final do ano.
Como elas não costumam ser movimentadas e estão abertas o tempo todo, você pode praticar na hora que quiser, e no seu próprio ritmo.

Com os estabelecimentos tradicionais de condicionamento físico consumindo uma boa parte do orçamento, as academias ao ar livre são uma ótima opção para conquistar o corpo do verão.

Os benefícios da academia
Os exercícios físicos trazem muitos benefícios para o seu corpo. O mais perceptível é o aumento do tamanho dos músculos. São eles que deixarão você com um bumbum mais durinho, uma coxa moldada e uma barriga chapada.

Isso acontecerá à medida em que você for eliminando a gordura corporal, responsável pelo sobrepeso, por aqueles “pneuzinhos” e pela flacidez. Como a gordura é um tecido disforme, ela não modela o corpo como os músculos – embora possua outras funções importantes no organismo.

A celulite, que incomoda especialmente as mulheres, também irá embora. Ela é causada devido ao acúmulo de tecido adiposo e falta de músculo no corpo. Quando você aumenta a massa muscular, a sua pele fica mais “lisa” sobre ela.

A academia, ainda, auxilia a fortalecer a região abdominal e das costas. Isso fará com que você corrija a sua postura, que é essencial para que o seu corpo fique ereto e muito mais bonito na hora de exibi-lo e ressaltá-lo.

Equilíbrio e flexibilidade também são duas conquistas obtidas nas academias ao ar livre e que trarão benefícios na busca do corpo ideal. Inclusive, ao adquirir essas habilidades, você poderá evoluir cada vez mais em seus treinos.

Além dos benefícios estéticos, você conquistará muitos benefícios para toda a sua saúde. Coração e ossos ficarão fortalecidos, você poderá se prevenir de uma série de doenças, seu cérebro trabalhará bem melhor, você terá ótimas noites de sono e sua autoestima vai aumentar.
Aparelhos para conquistar o corpo ideal

Na hora de se exercitar, é importante trabalhar todo o corpo. No entanto, você pode caprichar mais em determinadas partes que deseja ressaltar, fazendo mais séries em um equipamento do que em outro, por exemplo.

Simulador de cavalgada

 

Esse aparelho é extremamente versátil, pois ele permite trabalhar toda a parte superior do corpo e, ainda, escolher a região que será mais tonificada. Ao exercer mais força no braço, costas e bíceps serão ativados, e, se a força maior for nas pernas, é o quadríceps que trabalhará mais.

Barra fixa

 

Nas barras, é possível testar diversas pegadas para trabalhar as partes anteriores e posteriores dos músculos dos braços e antebraços. Você precisará de bastante força para subir em direção a barra, sendo esse um aparelho adequado para desenvolvê-la.
Esqui
É um exercício muito prazeroso de fazer. Basta encaixar os pés, apoiar as mãos e ir deslizando as pernas para frente e para trás por alguns minutos. Assim, você vai exercitar todo o corpo: pernas, quadril, braços e ombros.

Pressão de pernas

 

No equipamento de pressão de pernas, o foco é tonificar região inferior do corpo (pernas, coxas e quadris). Para usá-lo, é preciso se sentar, apoiar os pés no local adequado e fazer movimentos de vaivém, tomando cuidado para não estender completamente os joelhos.

Remada sentada

 

Aparelho ideal para trabalhar a cintura escapular (ombros, parte superior das costas e atrás do pescoço), região muitas vezes esquecida pelos atletas, mas que contribui para o corpo dos sonhos. Seu uso é simples, basta segurar na barra e trazê-la em direção ao peito, mantendo os cotovelos na altura dos ombros.
Antes de começar…
A ânsia por conquistar o corpo do verão é grande, mas, antes de começar a praticar esses exercícios, faça uma visita ao seu médico!

Embora o aval médico não seja obrigatório para frequentar uma academia pública, o profissional poderá avaliar a situação da sua saúde. Se precisar, ele poderá limitar o uso de alguns equipamentos e recomendar exercícios específicos para tratar problemas como tendinite, bursite, artrite e artrose.

Se for possível, procure também um personal trainer. Ele indicará os melhores aparelhos para que você alcance o seu objetivo ainda nessa temporada, que está só começando!

Como perder peso e conquistar o corpo ideal sem gastar um centavo
5 (100%) 11 votes