Qual é a melhor cidade do Brasil para se viver? Quantos milhões de brasileiros não se perguntam isso diariamente? É por isso que listamos as 6 cidades brasileiras que reúnem oferecem melhor qualidade de vida. Vamos conhece-las?

Atualmente, o que as pessoas procuram num lugar para tocar suas vidas? Sem risco de errar: todas querem segurança. Claro que outros fatores devem pesar em sua decisão, certamente não estarão de fora a oferta de serviços, de saúde, de educação e de cultura. E nesse quesito, qual é a melhor cidade do Brasil para se viver.

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) e outras instituições especializadas na análise da demografia (área que estuda os aspectos da população), anualmente lançam um ranking listado as melhores cidades para morar no país. Em cima dessas pesquisas e do IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal – De acordo com IBGE) que apresentaremos nosso top 6, que apresentaremos a seguir numa ordem crescente, confira.

6 – Campinas (SP)

Com pouco mais de 260 anos de formação, a cidade paulista com população estima de 1.182.429 habitantes é a melhor cidade do Brasil para se viver. Em Campinas encontra-se um dos maiores centros educacionais e tecnológicos do país.

Mesmo com grande macha urbana, Campinas tem 87% de suas vias públicas arborizadas. Seu IDHM em 2010 foi de 0,805.

5 – Franca (SP)

Na divisa entre São Paulo e Minas Gerais, Franca é outra cidade brasileira que oferece ótimas condições para viver. Tem um dos melhores índices do país quando o assunto é saneamento básico: mais de 98% dos domicílios estão saneados. O IDHM da cidade é 0,780.

4 – São José dos Campos (SP)

Munícipio com mais de 703 mil habitantes, tem uma das menores taxas de mortalidade infantil do estado de São Paulo, e uma das melhores médias salariais: 3,7 salários mínimos recebe um trabalhador, melhor de algumas capitais brasileiras. Isso lhe confere o status de melhor cidade do Brasil para se viver.

3 – São José do Rio Preto (SP)

Realmente o estado de São Paulo se destaca nesse ranking. Evidentemente se deve a concentração econômica, e outros pontos fundamentais na formação dessas cidades. São José do Rio Preto tem a 12ª maior população do estado, e excelentes índices de educação básica e saneamento básico.

2 – Piracicaba (SP)

Como IDHM de 0,785, tem população de 364.571 habitantes e ótima expectativa de vida. Tem sua ocupação datada desde século 18, o que lhe confere grandes atributos culturais, além de excelente qualidade de vida. Tem mais de 94% de suas vias públicas arborizadas, e quase 98% de seus domicílios saneados.

1 – Maringá (PR)

A campeã desse ranking está fora do estado de São Paulo, trata-se de Maringá, localizada no Paraná. Sua nota no IDHM é de 0,808, com população estimada é de 406.693 habitantes, é a terceira maior cidade paranaense.

Maringá tem rede complexa de serviços, muitas indústrias e um dos menores índices de violência urbana do país. Unindo esses dados a torna a número 1 no ranking da melhor cidade do Brasil para se viver.

Conheça as Top 6 cidades para se viver no Brasil com Segurança
5 (100%) 15 votes