Parar de tomar refrigerante parece ser muito mais difícil do que na verdade realmente é. Sei que a bebida é deliciosa e com certeza muito refrescante. Mas infelizmente, o refrigerante é considerado um vilão para a nossa alimentação.

A má fama do refrigerante é devido à inúmeros fatores, alguns deles são: não possuir valor nutricional algum, possuir grande quantidade de açúcar, sódio e muitas substâncias artificiais.

Segundo Regina Carijo (Coordenadora de Nutrição do Hospital Santa Catarina – SP), o consumo excessivo da bebida a longo prazo traz diversos prejuízos a nossa saúde. Tais como: retenção de liquido, obesidade, redução da absorção de nutrientes, refluxo, desconforto e inchaço abdominal, além de insônia (quando a base de cola).

Além disso, muitas pessoas acabam substituindo as opções mais saudáveis, como água e sucos naturais pela bebida gaseificada. O que acaba contribuindo para o surgimento de diversas doenças.

Ainda de acordo com especialistas, a bebida reduz a saciedade o que nos faz sentir mais fome ao longo do nosso dia. Por isso, parar de tomar refrigerante é uma ótima escolha para a sua saúde. Veja a seguir o que acontecerá com o seu corpo ao parar de tomar refrigerante.

Quais os benefícios para o corpo ao parar de tomar refrigerante?

São diversos os benefícios que a única atitude de parar de tomar refrigerante pode trazer para a sua vida. Além disso, evitar o consumo da bebida pode trazer muito mais benefícios do que uma dieta radical, por exemplo.

Devemos ter a consciência de que o nosso corpo, assim como uma máquina, precisa de manutenção e cuidados. Por isso, confira a seguir 10 benefícios de parar de tomar refrigerante e melhore a sua saúde.

1-      Emagrecimento

Por ser uma bebida muito calórica, sem valor nutricional algum e com muito açúcar, seu consumo excessivo pode causar aumento de peso e obesidade.

2-      Pele rejuvenescida

Os altos níveis de açúcar e sódio contribuem para a retenção de líquidos. Bem como, o surgimento de celulites, envelhecimento celular e consequentemente favorece o surgimento de rugas e flacidez.

3-      Diminuição dos riscos de disfunção erétil

Alta quantidade de sódio e açúcar do refrigerante, agravam os quadros de hipertensão arterial e diabetes. Doenças essas que comprometem e atacam a função erétil do paciente.

4-      Diminuição dos risco de câncer

Considerando alguns dos ingredientes do refrigerante como: sódio, aditivos químicos, corantes, espessantes e em especial o bisfenol. Estes podem favorecer alterações metabólicos e logo, favorecer o surgimento de doenças graves, como o câncer.

5-      Diminuição de infecções urinárias

O consumo em excesso, ajuda na desidratação e na redução do fluxo urinário. Podendo assim causar um maior risco de desenvolver infecções urinária.

6-      Diminuição do risco de doenças cardíacas

O excesso de sódio presente nos refrigerantes é um verdadeiro vilão para o nosso coração. Por isso, parar de tomar refrigerante reduz nossa pressão arterial e colabora na prevenção de doenças cardíacas.

7-      Prevenção da osteoporose

Segundo a nutricionista Jane Carvalho, o ácido fosfórico presente na bebida gaseificada, induz a excreção do cálcio do nosso organismo. Ou seja, a longo prazo, pode causar uma deficiência do nutriente e nos predispor à osteoporose. Para as crianças e pré-adolescentes, a bebida é ainda muito agressiva. Pois, compromete a formação dos ossos e dentes de crianças de 2 a 14 anos.

8-      Prevenção do envelhecimento precoce

Ainda de acordo com a nutricionista Jane Carvalho, uma das substâncias presentes no refrigerante, o fosfato, acelera o envelhecimento celular e prejudica as funções renais e musculares. Portanto, cortar a bebida irá te ajudar no combate ao envelhecimento precoce.

9-      Prevenção da diabetes

Uma lata de refrigerante possui em torno de 37g de açúcar. Ou seja, cerca de 7 colheres e meia de chá (considerando 5g). Uma verdadeira bomba de açúcar.

10-  Melhora no metabolismo;

Em suma, o refrigerante altera o nosso metabolismo, aumenta nossa gordura corporal e dificulta a absorção de nutrientes importantes, como: ferro, fósforo, cálcio entre outros. Por isso, o consumo da bebida deve ser evitado e principalmente não deve acompanhar nossas refeições.

Sabemos o quanto pode ser difícil parar de tomar refrigerante e deixar os prazeres de consumir essa bebida doce, gaseificada e cheia de cafeína que amamos. Mas a verdade é que se quisermos uma vida mais saudável e livre de diversas doenças, é preciso manter distância dos refrigerantes.

10 benefícios para você parar de tomar refrigerante [HOJE]
5 (100%) 14 votes