Já ouviu falar de Joseph Pilates? Ele foi o grande criador do nosso querido pilates de hoje em dia. O pilates existe há muito tempo quando Joseph resolveu criar algo que pudesse unir corpo e mente, para que pudesse encontrar um equilíbrio  perfeito, já que tinha alguns problemas de saúde, tudo isso foi se aperfeiçoando e virou o nosso pilates de hoje que faz muito sucesso.

Aqui vamos ensinar sobre todas as técnicas do pilates e te dizer todos os benefícios possíveis para que você possa entender o quanto ele faz bem para o ser humano em si e não somente para uma questão e saúde física.

O que é o Pilates?

O método do pilates é muito pessoal, pois é feito toda uma análise do aluno onde o instrutor consegue ver quais são as necessidades para a partir disso poder aplicar os exercícios, é na verdade uma junção de corpo e mente sendo que não existem exercícios prontos (assim como em uma academia, que é algo mais mecânico), mas sim exercícios personalizados.

Quais são os benefícios do pilates?

São tantos benefícios que até fica difícil listar, mas vamos lembrar que acima de tudo devemos ter a dedicação do aluno para que tenhamos bons resultados, dito isso vamos ter:

  • Concentração e controle: A pessoa tem que conseguir ter uma concentração total no exercício para que seja possível a execução do mesmo, isso vai ajudar também na concentração do próprio dia a dia, onde será possível praticar para que tudo funcione perfeitamente.
  • Tonificação a musculatura: Claro que por ser um exercício físico também teremos melhoras e avanços com relação aos músculos, sendo que, ao longo dos exercícios é possível ir sentindo os músculos se fortalecerem, isso também vai ajudar na pratica para novos exercícios.
  • Melhoramento da postura: Sabemos que o pilates é um exercício que trabalha bastante com a postura, então, se você sofre com isso, talvez seja algo a se pensar, uma vez que aos pouquinhos você vai conseguindo corrigir e também consegue aplicar algumas técnicas no seu dia a dia.
  • Eliminação de toxinas: Esse tópico sem duvida nenhuma deve vir acompanhado de uma boa alimentação saudável, mas o pilates por si só já ajuda na eliminação das toxinas, e tudo isso auxilia no emagrecimento (sim pilates emagrece!) e também na diminuição da retenção de liquido, isso porque, como falamos é uma mistura entre corpo e mente, o trabalho da mente aqui deve ser se manter no foco com uma alimentação saudável e tentar não fugir muito disso, só as vezes já que ninguém é de ferro, mas as vezes não significa sempre, uma vez que de nada adianta fazer os exercícios mas comer besteira toda semana, combinado?
  • Alivia as dores musculares: Não, não vai ser tipo uma massagem, porém já ajuda bastante com relação às dores, já que os exercícios têm objetivos bem interessantes para que o corpo inteiro fique em equilíbrio, isso significa também tentar eliminar boa parte das dores, e muitas delas podem ser resolvidas com o trabalho do
  • Melhoria na coordenação motora: Como já falamos diversas vezes anteriormente o pilates é uma mistura entre o equilíbrio do corpo e da mente, a coordenação motora deverá ser melhorada por conta da concentração nos exercícios, automaticamente a pessoa precisa fazer com que a coordenação melhore, mas como todos os outros benefícios isso também acaba sendo levado para o dia a dia.

 

Já conseguimos ver que os benefícios do pilates são muitos, e além desses ainda temos muitos outros, porém também precisamos tocar em um assunto muito importante, um benéfico muito especial chamado autoestima, você sabia que o pilates também ajuda a melhorar a autoestima? A pessoa consegue chegar nesse equilíbrio entre a mente e o corpo e isso automaticamente a deixa feliz e realizada melhorando a autoestima. Ou seja, quais são os motivos para não aderir à onda do pilates?

Também vamos dar uma chamada nas mamães, para dizer que o pilates tem exercícios ótimos para as áreas do corpo onde doem muito em uma gestante, além disso, para aquelas que foram tentar o parto normal vale a pena investir um pouquinho em pilates para poder dar aquela ajudinha na hora de dar a luz.

Dito tudo isso existem alguns exercícios de pilates que são possíveis sim fazer em casa, que são os exercícios em solo, mas é sempre importante consultar um médico antes para poder entender quais são as suas limitações e se é possível fazer a pratica desses exercícios sem a ajuda de um profissional. Aqui vamos listar alguns para que você possa tentar praticar:

  • Elevação de quadril: Esse é um exercício bem simples em que o praticante deve se deitar e elevar o quadril com as duas pernas apoiadas ao chão ou somente com uma perna apoiada quando estiver muito fácil com as duas.
  • Abdominal: Esse é um exercício clássico, porém no pilates existem alternativas de abdominal que permite com que a pessoa precise de uma concentração para fazê-lo, esse seria um abdominal com a bola, que além de ser mais pesado auxilia na desenvoltura das costas.
  • Perdigueiro: Esse exercício é ótimo para desenvolver a musculatura da coluna e do abdômen, para fazê-lo se posicione na posição de cachorrinho e inspire, nesse tempo eleve o braço direito ao mesmo tempo em que eleva a perna esquerda. É ótimo também para trabalhar a coordenação motora.

 

Existem muitos outros exercícios além desse, mas devemos tomar muito cuidado para não nos machucarmos isso porque é bom quando os exercícios são personalizados próprios para você, isso porque assim você vai conseguir alcançar o seu objetivo mais rápido e assim vai se animar com essa atividade física, já que quando fazemos algo que não vemos resultado ficamos desanimados.

 

Por isso se você gostou de saber um pouquinho mais sobre o pilates não hesite em contatar uma clinica ou correr atrás de algum jeito de fazer esses exercícios, sem dúvida nenhuma eles te farão muito bem e isso vai implicar em toda a sua vida, fazendo com que tudo se renove e fazendo também com que você se torne uma nova pessoa e muito mais feliz.

 

Saiba pra que serve o Pilates, e quais os seus benefícios ?
5 (100%) 7 votes