Você já sabe que o açúcar refinado ou cristal é um grande veneno á saúde quando consumido exageradamente.Se você prestar atenção , vai ver que muitos alimentos consumidos diariamente levam açúcar : refrigerante, bolachas , sobremesas, e açúcar do cafezinho ou chá diário , enfim … Muita coisa mesmo! E o problema desse açúcar tradicional é que ele é absorvido direto pelo Intestino, por que não contém nutrientes para serem absorvidos, e cai na circulação na forma de glicose.

Isso faz com que seu pâncreas jogue insulina no sangue pra colocar a glicose para dentro das células , pois a glicose no sangue por muito tempo e tóxica e até destrói células de vários órgãos. O fato é que quando sua insulina fica alta no seu sangue , você não emagrece.

Além disso, o açúcar tradicional vicia paladar, princialmente com crianças. Ou seja , tem que maneirar mesmo. Por isso , é importante pensar em alternativas.

Xilitol o que é ?

Trata-se de um adoçante natural encontrado nas fibras de muitos vegetais, incluindo milho, framboesa,ameixa, etc., com o mesmo poder de adoçante do açúcar, com quase metade das calorias e com baixo índice glicêmico, por isso o xilitol é lentamente absorvido e metabolizado pelo organismo.

Como Utilizá-lo ?

Você pode usá-lo para doçar bebidas e também preparar doces em geral, pois suas moléculas não se quebram com calor  como alguns adoçantes. Ou seja , é possível incluí-lo no preparo de doces , compostas, pudins e outras maravilhas.

A proporção do xilitol pode ser usada na mesma do açúcar : um para um

E o sabor ?

O seu gosto e aparência são bem semelhantes ao produto açúcar e não deixam sua boca com gosto amargo. Ou seja , o cafezinho de todo dia vai ficar bem mais gostoso!

Indicações 

Além de ser ideal para pessoas que desejam emagrecer, pois é menos calórico, esse adoçante natural também é indicado a diabéticos, pré-diabéticos, obesos e portadores de outros problemas metabólicos.

Benefícios extras

O Xilitol ajuda bastante na saúde bucal, de acordo com estudos recentes. Isso acontece por que uma das responsáveis pelas cáries é um tipo de bactéria chamada streptococcus mutan, que forma as placas , as quais em excesso dão começo a inflamações da gengiva. Para que as bactérias se desenvolvam, elas devem se alimentar de glicose dos alimentos, mais isso não acontece ao ingerir produtos com xilitol.

E tem mais : sua ingestão ajuda na absorção de cálcio , o que é bom para os dentes e protege contra a osteoporose.

Atenção ai !

Mesmo sendo natural e com baixo índice glicêmico, não pode ultrapassar o consumo diário de 60g por dia . Mais que isso , há possibilidades de efeito laxativo.

Tem contraindicação ?

Ele não tem contraindicação. Pode ser usado na substituição do açúcar por todo mundo que precisa reduzir uns quilinhos ou pra quem quer uma vida mais saudável.

Não se engane

Muita gente usa adoçante na hora do cafezinho, mais depois se joga na sobremesa, no bolo e no refrigerante. Ai não adianta reclamar que o adoçante não esta cumprido seu papel . Para que realmente perca peso com o xilitol, use-o em todas as preparações e passe longe de alimentos industrializados que já contem açúcar tradicional, como leite condensado e biscoitos.

 

Xilitol : Conheça esse adoçante e seus benefícios
5 (100%) 11 votes