Se tem algo que nos salva “naqueles dias” é o absorvente. Encontrado em diversas formas, modelos, tamanhos e tipos. O absorvente é indicado para reter o sangramento por conta do nosso fluxo de menstruação. Se você deseja saber mais sobre os tipos de absorventes femininos mais usados, este é o artigo certo para você!

Tipos de absorventes – Absorvente higiênico

Os tipos absorventes higiênicos lideram a lista dos tipos de absorventes mais utilizados pelas mulheres. Sua função é exatamente estancar o fluxo de sangue – causado pela menstruação – evitando que ultrapasse as roupas, causando constrangimento. Após o uso, o descarte é efetuado. Dentre os absorventes higiênicos, estão:

  • Absorvente diário
  • Absorvente básico/comum
  • Absorvente noturno
  • Absorvente pós-parto
  • Absorvente geriátrico

Nos próximos tópicos iremos nos aprofundar um pouco mais sobre cada tipo de absorvente listado anteriormente.

 

Absorvente diário

Os tipos absorventes diários são indicados para o comecinho ou finalzinho da menstruação e apenas nesses casos ele deve ser utilizado. Em geral, usa-se quando o fluxo está menos intenso ou fraco. Embora, o nome é absorvente diário não deve ser usado com frequência, já que a nossa região intima produz secreções todos os dias e isso faz parte do processo de transpiração do nosso órgão genital. Utilizando o absorvente diário todos os dias, você impede esse comportamento e pode inclusive causar o acumulo dessas secreções, a proliferação de fungos e microrganismos ou até mesmo desenvolver infecções. Logo, seu uso se restringe apenas quando o fluxo menstrual estiver menos intenso. Assim, você permite que a sua região intima respire de forma normal, sem causar problemas para a sua saúde.

 

Absorvente básico/comum

Os absorventes básicos ou comuns, são os absorventes que em geral todas nós temos em casa. Possui um tamanho mediano e deve ser indicado para o uso durante o dia, onde o fluxo esteja mediano. A troca deve ser feita durante o intervalo de no máximo 6 horas. O descarte é efetuado em lixo comum após o uso.

Absorvente básico da marca Always.

Absorvente básico da marca Sempre Livre.

Absorvente noturno

Assim, como o próprio nome diz, os absorventes noturnos são indicados para o uso durante a noite. Podem ser usados por um período superior a 6 horas, podendo chegar a um intervalo superior de 8 a 10 horas de uso. Possui um formato maior do que os outros, além de uso noturno, é indicado também para o uso de pessoas que possuem um fluxo muito intenso. Se você possui um fluxo sanguíneo muito intenso, este é o absorvente indicado.

Absorvente noturno da marca Always.

Absorvente noturno da marca Sempre Livre.

Absorvente pós-parto

Assim como vimos nos tópicos anteriores, os absorventes básicos ou comuns são aqueles indicados para um fluxo de menor a moderado. Já os absorventes noturnos são indicados para um fluxo mais intenso, estes podem ser usados também no período pós-parto. No entanto, a indústria do ramo, criou o absorvente específico para essa etapa da nossa vida. Este tipo de absorvente é ainda maior se comparado aos noturnos, assim é capaz de absorver um fluxo de sangue maior e mais intenso.

Principalmente quando se trata do parto normal, o fluxo menstrual que ocorre é maior e muito mais intenso. Dito isso, o recomendável é a utilização dos absorventes pós-parto. Em geral, ele possui um comprimento que vai do meio do bumbum até a região superior da pelve. Sua espessura é também maior do que os de uso noturno.

Absorvente pós-parto da marca Karisma.

Absorvente pós-parto da marca Pétalus.

 

Absorvente geriátrico

Provavelmente você já deve ter ouvido falar dos absorventes geriátricos. Os absorventes geriátricos, são absorventes indicados para pessoas que sofrem com a incontinência urinaria, tanto leve quanto moderada. Além disso, serve para o uso durante o pós-parto e pós-operatório. Por isso, possui uma camada absorvente interna com uma proteção impermeável, o que impede o contato da pele com o líquido ou sangue. Por outro lado, possui uma camada muito mais grossa se comparado aos absorventes pós-parto. O tamanho é basicamente igual aos do período pós-gestacional. Além disso, pode ser encontrada em diversos formados, desde os parecidos com o absorvente, parecidos com as fraldas de bebe mesmo ou no modelo de uma calcinha.

 

Tipos de absorventes – Absorventes interno

Surpreendentemente, mesmo sendo considerado um tabu para muitas mulheres e meninas. O absorvente interno tem cada dia mais ganhado inúmeras adeptas. Por conta da facilidade e principalmente liberdade que ele proporciona. É possível inclusive ir à praia, abusar da piscina, frequentar saunas, tudo isso sem se preocupar em “ter aquele acidente”. Prático, pequeno e muito fácil de ser transportado. Pode ser encontrado com aplicadores próprio ou sem o aplicador, precisando do auxilio do dedo para ser colocado. Por ser um absorvente interno, todo o cuidado com a higiene deve ser tomado. O intervalo de troca deve ser feito em até 8horas, normalmente o uso é indicado para um intervalo de até 6 horas.

Alguns são indicados para meninas virgens apenas com a indicação do ginecologista, mesmo tendo um risco pequeno de romper o hímen, dependendo do tamanho do absorvente e do tipo de hímen, isso pode acontecer. Por isso, a visitinha ao ginecologista é super válida e indicada. Além disso ele poderá te instruir melhor a respeito do uso desse absorvente.

Atualmente são encontrados diversos tipos de absorvente interno, uns mais comuns e outros ainda novidade, são eles:

  • O absorvente do tipo O.B.
  • Copo coletor
  • Esponjinha coletora

Nós próximos tópicos iremos falar um pouco mais a respeito de cada tipo.

Absorventes internos do tipo O.B.

Os absorventes desse tipo, são aqueles que lembram uma “tampinha de caneta”. Em geral, são encontrados em 3 tamanhos, sendo eles: mini, médio e super. O tamanho irá depender do seu fluxo menstrual. Por ser um absorvente interno, permite uma liberdade durante a prática de exercícios dentro ou fora d’água, além disso, é super confortável e não marca na roupa. A sensação de liberdade que este absorvente promove é o melhor motivo pelo qual diversas mulheres têm mudado dos absorventes externos para os internos. Confira abaixo como são os absorventes do tipo O.B.

 

Copo coletor

Outro tipo de absorvente interno, o coletor menstrual, também popularmente conhecido como “copinho” é feito de plástico, bem maleável e em geral é feito de um material hipoalérgico. Para colocar, assim como todo o absorvente interno, você deve estar fazendo a higienização das mãos muito bem. Logo depois, dobre o copinho em formato de “U”, fique em uma posição confortável e introduza-o em seu canal vaginal. O copinho irá reter todo o sangue do período menstrual. No verso das embalagens desse produto, indicam o uso em um intervalo de até 12 horas, no entanto o ideal é que o intervalo seja de 4 horas. Dado o intervalo, você deve retirar o copinho coletor e lavá-lo com água e sabão neutro. Depois, de higienizado deverá ser introduzido novamente.

É importante salientar que a higienização das mãos deverá ser feita antes e depois da troca. Por ser um material lavável, o coletor pode ser utilizado por diversas vezes, assim o custo com os absorventes tradicionais é cortado. Além do mais, o meio ambiente irá te agradecer. Possivelmente terá uma longa duração, caso bem cuidado e limpo, chegando a uma vida útil de até 10anos. Além do mais, alguns modelos acompanham inclusive um copo para auxiliar na esterilização do produto, como o da imagem abaixo, por exemplo. Este tipo não é indicado para meninas virgens, pois as chances de romperem o hímen são maiores.

 

Esponjinha Menstrual

Mais utilizada nos países europeus, a esponjinha menstrual não é muito conhecida por aqui. Sua função é basicamente igual ao do copo coletor. É introduzida no canal vaginal durante o fluxo menstrual, onde absorve todo o sangramento do ciclo. A troca deve ser feita respeitando o intervalo de até 6 horas, sendo o mais indicado o intervalo de 4 em 4 horas. No entanto, diferente dos copos coletores, a esponjinha é descartável, assim como os absorventes internos do tipo O.B. Indicada principalmente para pessoas alérgicas aos componentes industrializados dos absorventes comuns. Pode ser usada por meninas virgens, sem medo de que o hímen se rompa.

Assim como os demais absorventes internos, permite uma liberdade maior durante a prática de exercícios dentro ou fora d’água. Surpreendentemente e super inusitado, a esponjinha menstrual, pode ser usada durante as relações sexuais. Por ser um produto ainda pouco conhecido no Brasil, este produto pode ser encontrado em algumas lojas virtuais.

 

Conheça os 8 tipos de Absorventes mais usados pelas mulheres
5 (100%) 14 votes